top of page

BOLETINS

PRIMEIRO BOLETIM

PRIMEIRO BOLETIM

Primeiro Boletim

Olá amigos e colegas da Abordagem Centrada na Pessoa! É com grande alegria que divulgamos o primeiro boletim informativo do XIII Fórum Brasileiro da ACP que se realizará de 8 a 14 de setembro de 2019 na praia de Porto de Galinhas, Pernambuco. Para melhor acolher as pessoas, escolhemos o Marupiara Hotel, um aconchegante resort de frente para o mar.

 

Os fóruns da ACP são uma oportunidade de fortalecer a abordagem no Brasil, através do encontro e da troca de experiências entre as pessoas que se afinam com as ideias de Carl Rogers, propiciando a união das forças locais em uma experiência significativa com estudantes, profissionais e acadêmicos de todo o país.

 

A história da realização dos fóruns, a qual fizemos questão de resgatar, possibilita tanto uma reflexão do que já produzimos enquanto comunidade centrada até então, como também dos novos rumos que queremos para a ACP no Brasil. Em 13 edições do Fórum Nacional, é a terceira vez que o Nordeste sedia este encontro e a segunda que acontece em Pernambuco.

 

Ficamos felizes em reconhecer o quanto o nosso estado tem contribuído no impulsionamento dos encontros da abordagem, desde a visita de Carl Rogers no final da década de 70 e a realização do 1º encontro nordestino, em 1987. Percebemos, assim, a importância da realização deste evento em nosso estado, que tem sido fundamental para o fortalecimento dessa história. A realização do XIII Fórum Brasileiro em Pernambuco resgata e renova nosso compromisso com um fazer profissional afetivo, compreensivo e verdadeiro.

 

Em tempos de excessiva rapidez e virtualidade nas relações, o caráter imersivo e vivencial dos encontros da ACP possibilita uma valorosa experiência de construção de afetos, respeito às singularidades e crescimento enquanto comunidade. Consideramos importante buscar congruência entre a teoria, a prática, a produção científica e o nosso papel social, de maneira que os princípios da ACP podem e devem ser recursos importantes para nossa melhor convivência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais facilitadora do desenvolvimento humano saudável.

 

Todas as informações do XIII Fórum Brasileiro da ACP podem ser encontradas no site forumbracp2019.wixsite.com/pernambuco, ainda em construção, mas já com as opções de inscrição e pagamentos. Estamos fazendo um trabalho dedicado, esperamos atender a todas as necessidades dos participantes e bem recebê-los na praia de Porto de Galinhas em setembro de 2019.

 

Abraços em tod@s e até breve!

SEGUNDO BOLETIM

Olá amigos e colegas da Abordagem Centrada na Pessoa! É com grande alegria que divulgamos o segundo boletim informativo do XIII Fórum Brasileiro da ACP que se realizará de 8 a 14 de setembro de 2019 na praia de Porto de Galinhas, Pernambuco. 

Estamos exatamente há 11 meses do nosso Fórum e muito felizes com as mais de 190 inscrições que recebemos em apenas um mês de divulgação. 

 

O trabalho aqui está bem intenso e pedimos a compreensão de todos nesse momento ainda de consolidação das inscrições. Agradecemos a todos pela confiança e paciência depositadas e solicitamos a ATENÇÃO de tod@s para as informações abaixo:

 

1) Quem ainda não confirmou a inscrição com o pagamento da primeira parcela (ou com o pagamento à vista), solicitamos que nos enviem um e-mail urgente (até o dia 10/10/2018) com o comprovante de pagamento. Já estamos com lista de espera para alguns tipos de apartamentos e não podemos segurar as inscrições sem a confirmação do pagamento.

 

2) Ainda não foi possível a viabilização dos boletos devido a alguns ajustes institucionais. O Instituto Carl Rogers já está providenciando e muito em breve essa possibilidade será viável. Pedimos só um pouco mais de paciência. 

 

3) A segunda parcela poderá ser paga até o dia 20/10 através de transferência ou depósito para a mesma conta que efetuaram o pagamento da primeira parcela.

 

4) Para o pagamento dessa segunda parcela, por favor coloquem no assunto do e-mail: COMPROVANTE DA SEGUNDA PARCELA, para que fique mais fácil a visualização/localização do e-mail e assim possam receber logo o retorno.

 

5) Quem já nos enviou o comprovante da primeira parcela e não recebeu retorno até o momento, solicitamos que nos envie novamente um e-mail com o assunto: "comprovante da primeira parcela". Já respondemos a todos os e-mails identificados com comprovantes. Pedimos desculpas se passou algum despercebido.

 

6) Para as pessoas que ainda não nos informaram e querem doar uma quantia para o Programa de Financiamento Coletivo ajudando os colegas que não estão em condições de arcarem com o valor integral da inscrição participarem do Fórum, por favor nos enviar um e-mail com o assunto "Doação". Para mais informações sobre como participar doando para o Programa, confere o nosso site: https://forumbracp2019.wixsite.com/pernambuco/doacao ou nos envia um e-mail com o assunto: "Doação" 

 

7) Com relação as pessoas que se inscreveram solicitando bolsa, até o final de outubro teremos uma estimativa do valor a ser arrecadado com o Programa de Financiamento Coletivo. No início de Novembro estaremos fazendo a seleção das pessoas que serão contempladas. Para mais informações sobre como solicitar uma bolsa, confere o nosso site:  https://forumbracp2019.wixsite.com/pernambuco/doacao ou nos envia um e-mail com o assunto: "Solicitação de Bolsa".

 

8) Por favor, solicitamos que não respondam no corpo desse e-mail. Caso precisem esclarecer alguma dúvida, ou precisem nos informar algo, enviem um e-mail à parte escrevendo o conteúdo do mesmo no "assunto". Isso facilita a visualização do seu e-mail para que possamos dar um retorno mais rápido.

 

Lembrando que todas as informações do XIII Fórum Brasileiro da ACP podem ser encontradas no site forumbracp2019.wixsite.com/pernambuco. Estamos fazendo um trabalho dedicado, esperamos atender a todas as necessidades dos participantes e bem recebê-los na praia de Porto de Galinhas em setembro de 2019.

Abraços em tod@s e até breve!

Comissão Organizadora: Estácio, Guilherme, Isabel, Isadora e Marcela

TERCEIRO BOLETIM

Olá amigos e colegas da Abordagem Centrada na Pessoa! É com grande alegria que divulgamos o terceiro boletim informativo do XIII Fórum Brasileiro da ACP que se realizará de 8 a 14 de setembro de 2019 na praia de Porto de Galinhas, Pernambuco. 

Ontem realizamos uma reunião com toda a comissão e constatamos que falta pouco mais de 09 meses para o nosso Fórum. Brincamos que estamos no tempo de gestação do mesmo e estamos muito felizes com todo processo que está sendo essa preparação.

O trabalho por aqui ficou ainda mais intenso com toda a dinâmica das inscrições, pagamentos, desistências, lista de espera, etc. Desde o começo sabíamos que o trabalho seria grande e estamos nos esforçando ao máximo para poder estar mais próximos e responder a tod@s da melhor forma possível. Nessa busca de cuidar melhor de todo esse processo tomamos duas decisões:

1. Ampliar a comissão: temos o prazer de anunciar que a Mariana Vieira se juntou a nós nessa empreitada. Uma boa parte da comissão já trabalha e convive com Mari há mais de 10 anos, incluindo a organização do último Encontro Nordestino que foi aqui em Bonito/PE em 2014. Estamos muito contentes com esse “reforço”. Seja bem vinda, Mari!

2. Pessoa de Referência: Para dividir melhor as tarefas entre os membros da comissão e também proporcionar uma relação mais pessoal com todos os participantes do fórum, decidimos criar o que chamamos de Pessoa de Referência. Cada participante do fórum terá um membro da comissão que será responsável em se comunicar diretamente com ele para resolver todas as questões referentes ao fórum, incluindo dúvidas sobre pagamentos, quartos e outras necessidades que apareçam. A pessoa de referência buscará responder às demandas de maneira mais breve possível, dentro das limitações de cada um, fazendo uma ponte entre as necessidades dos participantes e o restante da comissão. Todos os membros da comissão criaram um e-mail específico para essa finalidade para facilitar a comunicação e, após a divulgação desse boletim, entrarão em contato com os participantes pelos quais ficaram responsáveis. Esperamos que essa iniciativa possa facilitar nesse cuidado com os preparativos do fórum, já proporcionando um espaço de mais encontros e menos impessoalidade nas nossas trocas.

Em relação às vagas, fizemos um levantamento de todas as pessoas que se inscreveram inicialmente, mas que não deram continuidade ao processo de efetivar sua participação. Este levantamento possibilitou liberar mais vagas e já estamos entrando em contato com as pessoas que estavam na lista de espera. Porém, infelizmente ainda continuamos com lista de espera e a possibilidade de abrirmos mais vagas não é viável.

Em relação às pessoas que se inscreveram solicitando bolsa, estamos em fase de levantamento das doações para o Programa de Financiamento Coletivo e devemos entrar em contato ainda esse ano. Aproveitamos para reforçar o pedido de doações das pessoas que gostariam e podem contribuir com qualquer valor (mensalmente ou pontual) para complementar as inscrições das pessoas que estão solicitando bolsa para participar do Fórum. Essa é uma maneira de exercitarmos a nossa solidariedade e possibilitar que mais pessoas possam se beneficiadas e possam também contribuir com a riqueza do nosso Fórum. 

Lembrando que todas as informações do XIII Fórum Brasileiro da ACP podem ser encontradas aqui. Estamos fazendo um trabalho dedicado, esperamos atender a todas as necessidades dos participantes e bem recebê-los na praia de Porto de Galinhas em setembro de 2019.

Abraços em tod@s e até breve!

Comissão Organizadora: Estácio, Guilherme, Isabel, Isadora, Marcela e Mariana

QUARTO BOLETIM

Olá amigos e colegas da Abordagem Centrada na Pessoa! É com grande alegria que divulgamos o 4º boletim informativo do XIII Fórum Brasileiro da ACP que se realizará de 8 a 14 de setembro de 2019 na praia de Porto de Galinhas, Pernambuco.


Estamos há pouco mais de três meses da realização do nosso fórum e cada integrante da comissão está vibrando muito com a chegada desse momento. Estamos entrando na reta final da organização prévia ao evento e, com esta aproximação, surge também a necessidade de alinhar com vocês, participantes, alguns assuntos:


1. Submissão de trabalhos


O compartilhamento de saberes e experiências é um momento importante da construção do fórum e, por esse motivo estamos ampliando o prazo para submissão de trabalhos até o dia 30 de junho, impreterivelmente. Estamos recebendo nas modalidades: Oficinas/Vivencias, minicursos, comunicações orais e artigos completos. Ainda dá tempo!


2. Lançamentos de Livros 

 

Durante o nosso Fórum teremos um momento especial, reservado para lançamentos e vendas de livros sobre a Abordagem Centrada na Pessoa. Pedimos aos que tiverem interesse em participar, que nos envie as capas, sinopse e valores dos livros para o e-mail: estacio.xiiifbacp@gmail.com, a fim de facilitar a organização.


3. Composição dos quartos


Uma vez que as vagas ainda não estão totalmente fechadas, não temos como organizar todas as pessoas nos seus devidos quartos. Em breve faremos esse trabalho, de maneira que, caso não tenham informado no formulário de inscrição sua preferência de companhia, o façam via e-mail a sua Pessoa de Referência. Lembrando a todos que a comissão se esforçará ao máximo para garantir que as pessoas possam desfrutar do evento na companhia de quem escolheram a priori, mas é possível que sejam necessárias outras configurações para poder acomodar todas as
pessoas dentro das nossas condições.


4. Translados


Para facilitar a organização do translado, pedimos àquelas pessoas que já sabem as informações da sua chegada (dia, hora e local de onde precisarão de transporte até o hotel) que se comuniquem com Mariana Vieira (mariana.xiiifbacp@gmail.com), para construirmos essa organização sem pressa. Adiantamos que Porto de Galinhas não é longe do aeroporto de Recife e que, além dos translados coletivos estamos trabalhando em formas de facilitar o acesso individual (via ônibus, táxi etc).


5. Fim do prazo para a devolução do dinheiro


As vagas para o Fórum foram preenchidas, porém algumas poucas pessoas estão tendo imprevistos que impossibilitaram sua participação. Até então essas pessoas estão podendo ter ressarcidos 75% do valor pago, mas somente poderemos fazer essa devolução aos participantes que informarem da desistência até o dia 30.05, tal como consta desde o início no nosso site. Após esse período, a opção ao participante desistente é a realização de uma permuta com outra pessoa que tenha interesse em participar do evento. Este trâmite deverá ser feito em comum
acordo com a organização, mas não caberá à comissão do evento intervir no acordo financeiro.


6. Lista de espera


As vagas remanescentes estão sendo ocupadas por pessoas que se inscreveram para a lista de espera, através do e-mail forumbracp2019@gmail.com

 

Por fim, é com bastante entusiasmo que compartilhamos que somos mais de 200 pessoas fazendo esse fórum acontecer. Enquanto comissão organizadora estamos muito felizes e acreditamos que será um momento muito rico de encontros e fortalecimento de todxs enquanto pessoas e nosso enquanto comunidade centrada na pessoa.

QUINTO BOLETIM

 

Olá amigos e colegas da Abordagem Centrada na Pessoa! É com grande alegria que divulgamos o 5º boletim informativo do XIII Fórum Brasileiro da ACP que se realizará de 8 a 14 de setembro de 2019 na praia de Porto de Galinhas, Pernambuco.

Estamos a menos de um mês da realização do nosso Fórum. O trabalho por aqui continua intenso com os últimos preparativos, porém, enquanto comissão, estamos curtindo cada passo dado, cada coisa que vai ficando pronta e que é um passo a mais na construção desse momento tão aguardado por todxs.

Neste boletim queremos falar com vocês sobre três pontos:

 

  1. TRANSLADO

Para tornar a chegada ao hotel mais confortável para todxs, organizamos a IDA em vans que sairão do Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife) em horários diferentes entre 09hs e 19hs do dia 08.09. A organização dos horários foi realizada de acordo com as informações que os participantes nos forneceram previamente. Infelizmente, muitos não chegaram a informar os seus dados. Em razão disso, as vagas serão preenchidas inicialmente com as pessoas que já comunicaram, mas acreditamos que teremos vagas para alocar as demais pessoas sem problemas.

Já na VOLTA teremos duas vans saindo pela parte da manhã (09h30 e às 11hs) e dois ônibus

saindo de tarde (13hs e 14hs), com destino ao mesmo aeroporto. Lembramos que o tempo do trajeto do aeroporto para o hotel é em torno de 1h.

O valor do translado ficou estabelecido em R$25,00 por trajeto, totalizando R$50,00 para quem quiser chegar e sair do hotel através desse serviço. Estabelecemos o dia 01.09 como data limite para solicitação de reserva, pagamento e envio dos comprovantes para o email da Mariana Vieira: mariana.xiiifbacp@gmail.com   

Abaixo seguem os dados financeiros de duas contas para os participantes escolherem a

melhor opção para a realização do pagamento do translado.

.

BANCO ITAÚ                                                  BANCO DO BRASIL

Agência: 1594                                                Agência 0697-1

C/C: 22066-5                                       C. Poupança 18.951-0    (Variação 81)

INSTITUTO CARL ROGERS                           Mariana Vieira Tavares

CNPJ: 08.599.666/0001-10                         CPF 013.624.574-93

.

Para quem não conseguir se alocar em nenhum dos horários organizados pela comissão, gostaríamos de informar ainda que o valor pago para se chegar do aeroporto de Recife para o Hotel do evento de UBER ou TÁXI fica numa média de R$110,00 a R$150,00 por trajeto.

 

  1. HORÁRIO DE CHEGADA E SAÍDA DO HOTEL

O horário de check-in no hotel começará às 14hs do dia 08.09.19, onde as pessoas já poderão se acomodar nos seus quartos. Para quem chegar no hotel antes deste horário, estamos viabilizando com o hotel um lugar para que as malas sejam guardadas antes da realização do check in.

Às 16hs iniciaremos um momento de boas-vindas, com uma atração musical local e um lanche para recepcionar os participantes até o momento do credenciamento que iniciará de 17hs. A primeira refeição que está incluída no valor pago pelos participantes do fórum é o jantar deste dia 08.09.

O check-out do hotel precisará acontecer de 12hs, onde os participantes terão que disponibilizar o quarto, mas poderão ter a última refeição prevista pelo evento que é o almoço do sábado, dia 14.09. Assim como acontecerá na chegada, também estamos viabilizando com o hotel um lugar para a acomodação das malas para que os participantes possam almoçar sem se preocupar com os seus pertences.

 

  1. LISTA DE PARTICIPANTES

Por uma questão de cuidados com os participantes, objetivando não expor alguém que se sinta desconfortável em ter a sua participação divulgada amplamente, preferimos não publicar a lista dos participantes para outras pessoas que não estejam inscritas no próprio fórum. Dessa forma, os participantes inscritos receberão a lista de quem irá para o fórum através de um email mandado pelas suas pessoas de referência. Neste email terá um link para uma página restrita do nosso site. Assim sendo, esperamos e solicitamos que só os participantes do fórum tenham acesso a essa lista.

.

Por fim, continuamos aqui na preparação dos últimos detalhes e na expectativa de que o nosso fórum seja um momento maravilhoso, profundo e rico para todas as pessoas envolvidas. Estaremos juntxs em breve.

 

A Comissão Organizadora

Estácio Lucena, Guilherme Assunção, Isabel Assunção, Isadora Dias, Marcela Souza e Mariana Vieira

Segundo Boletim
Terceiro Boletim
Quarto Boletim
Quinto Boletim
bottom of page